Translate

sexta-feira, 24 de março de 2017

“A função da Igreja no Ide”

(“A função da Igreja no Ide”)

 (5/5)


Como hoje, na época de Paulo havia muitos povos sem a presença do testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Paulo sabia que a única solução para eles estava na bendita pessoa de Jesus Cristo e sua obra salvadora. Ele escreve em Romanos 10:9, 10, 13: "Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. ...Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." Mas Paulo não pára aqui e começa a fazer uma série de perguntas que nos colocam contra a parede.
Continua ele: "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? ...Assim, a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Cristo" (Rm 10:14, 15a, *17 - grifo próprio).
A resposta às perguntas do apóstolo é uma só: É impossível! É impossível invocar aquele em quem não creram. É impossível crerem em Jesus se não ouviram nada a seu respeito. É impossível que ouçam o evangelho se ninguém for lhes falar. A não ser que as igrejas enviem missionários para levar-lhes as boas novas que Jesus veio ao mundo e efetuou a obra da salvação, continuarão ignorando tão grande bênção.
Fica claro então, que é impossível ao homem chegar ao conhecimento de Jesus sem que alguém lhe fale acerca disto. "E como pregarão se não forem enviados?" É papel da igreja providenciar treinamento, envio de missionários até estes povos e preocupar-se com o sustento do missionário no campo (cf. At 13:1-3). A não ser que alguém lhes seja enviado, eles nunca ouvirão da salvação que só há na pessoa do Senhor Jesus.
Pedro afirma: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4:12). Em I Timóteo lemos: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (ver também: At 5:31; 13:23; Fp 3:20; ITm 1:10: Tt 1:4, 2:13, 3:6; IIPe 1:1, 2:20, 3:18; IJo 4:14; Jd 25). Se não lhes falarmos acerca deste único salvador, continuarão nas suas práticas abomináveis (religiosidade, animismo, idolatrias, feitiçarias, satanismo etc.) permanecendo em estado de condenação eterna.
É por isso que temos que ir até os confins da terra. Pessoas estão morrendo e se perdendo eternamente sem nenhuma esperança. Bilhões de almas que nunca ouviram nada! Nós somos os únicos que podemos levar-lhes a Palavra da salvação, não há outros seres com esta responsabilidade. Ou somos nós ou eles não terão chance alguma de se salvar!
J. Osvald Smith disse: "que direito tenho eu de ouvir esta boa nova, duas vezes, enquanto grande parte do mundo nunca as ouviu?" Nunca salvaremos todos os habitantes da nossa cidade, mas eles já ouviram, já tiveram pelo menos uma chance. Têm varias oportunidades de ouvir e ler sobre o Evangelho. No rádio, na televisão, na literatura etc. Contudo, eles desprezam as oportunidades. Porém, há aqueles que simplesmente não sabem nada sobre Jesus e mesmo que quisessem não poderiam ouvir. Isto se dá pelo simples fato de que ainda não há ninguém para lhes falar.
V. CONCLUSÃO
Gostaria de encerrar citando Romanos 15:20,21: "Esforçando-me deste modo para pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, com está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito" (grifo próprio).
Este foi o principal objetivo da vida de Paulo: anunciar Cristo àqueles que nunca tinham ouvido a Seu respeito. Creio que este também deve ser nosso propósito no presente século. Devemos somar forças para alcançar tais povos. Cada liderança deve levar sua igreja local a buscar a Deus no desejo de saber como Ele a quer usar neste grande empreendimento espiritual (digo liderança porque, normalmente, a igreja é um reflexo daqueles que a lideram). E pode estar certo de uma coisa querido irmão: Deus quer usar a sua igreja local neste ministério!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário