Translate

sexta-feira, 3 de março de 2017

Davi, Enfrentando a Perda do seu Filho


“ Davi, Enfrentando a Perda do seu Filho”

Por

Isidro Neto

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” (2 Samuel 12:20)

          Fico me imaginando e imaginando os frequentadores de igrejas em nossos dias diante de uma situação de iminente perda de um filho fruto do seu amor! Vejo toda uma movimentação para que igrejas e pastores orem e intercedam pela saúde do seu filho. Os pregadores milagreiros sendo acionados e os lenços de suor, a folha de oliveira e as roupas da criança levada aos templos. Campanhas de jejuns e oração são movimentadas, Com certeza há uma grande disposição para demonstração financeira de fé, como é pedida e até exigida nas denominações da mídia. Mas apesar do empenho de todos a criança vem a falecer.
         O que como pais, vamos fazer agora? Reagir como a esposa de Jó sugeriu para ele? “Amaldiçoa a Deus e morre”? Diante de grandes perdas e grande dor, muitos vão reagir assim:  Entrar em crise de fé e demonstrar toda a sua ira e desprezo por Deus pois afinal Ele se recusou a salvar o meu filho! Abandonar a Igreja, recusar toda expressão de carinho e conforto dos amigos e dos irmãos e até de Espirito consolador de Deus; e simplesmente nunca mais pisar na igreja e jamais dirigir uma oração de respeito e afeto a Deus.
          Davi, havia visto o poder de Deus em sua vida de muitas maneiras: Ele havia matado um leão, um urso, o gigante Golias e vencido muitos inimigos de guerra com ajuda e poder de Deus. Davi havia experimentado o poder de Deus em sua vida. Sabia do que Deus era capaz de fazer. Mas, Davi, se sentia apenas um servo do Senhor, vivenciava um relacionamento com Deus de submissão e respeito e confiava na soberania e vontade do Senhor. Deus não era para Davi um ídolo que ele buscaria quando apenas quando estivesse em dificuldades e na hora dos problemas.
          Para Davi, Deus era o soberano do universo e que não caia uma folha sem que seja de sua vontade. Deus é Deus digno de toda honra e toda a gloria não importa as circunstâncias, é Deus sublime, amoroso, cheio de compaixão e que não tem prazer em minha dor. Deus não curou o filho de Davi. O que aconteceu foi consequência do pecador de Davi. Ele tinha consciência de sua culpa. Deus merece o meu culto, (disse Davi com suas atitudes), minha adoração, meu amor, pois é meu Pai celestial e benigno em tudo o que faz ou deixa de fazer. Davi tinha uma fé á temporal, não limitada a esta vida. Sabia que a vida com Deus e com seu filho iria para além desta vida:
“Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” (2 Samuel 12:23) (Biblion)

          Davi foi chamado homem segundo o coração de Deus. Ele conseguiu agradar a Deus com uma fé e atitudes de que deveríamos aprender e desenvolver em nossas vidas. Davi teve falhas, erros, pecados, mas apesar de ser homem pecador, Deus encontrou nele um homem com uma espécie de fé e uma interioridade que chamou sua atenção.

          Aqui, Davi se mostra um homem que tem a Deus não como um Deus que faz a sua vontade, que faz a vontade d’Ele. E Isso não incomoda ou ameaça a fé de Davi. Pelo contrario aceita que tudo o que acontece em sua vida é o melhor que Deus tem para ele naquele momento. Ele não pede explicações a Deus nem ao profeta Natã. Depois de jejuar, orar e clamar pelo socorro do Senhor e não tendo sido respondido como ele gostaria. Ele aceita com extrema paz a vontade de Deus.

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” (2 Samuel 12:20)

          Que amor Davi tinha pelo Deus das coisas, pelo Deus que tudo pode fazer, pelo Deus soberano, pelo Deus que o ama! Davi não serve a Deus pelo que Deus faz e é capaz de fazer, mas Davi serve a Deus, pelo que Deus é. O Deus de sua vida, do seu amor, de sua comunhão pessoal diária, de suas batalhas, e de sua adoração permanente, independente das circunstâncias.

Responda Para Si Mesmo e Para Deus:

1.   Como você tem reagido às respostas negativas de Deus as suas petições?
2.   Diante de grandes perdas como você vai agir na presença do Senhor, como Davi ou como a esposa de Jó?
3.   Você aceitará com amor e adoração mesmo quando Deus lhe contrariar em suas intercessões?
4.   Aliste suas grandes perdas e coloque nas mãos do Senhor.
5.    Adore a Deus agora em oração mesmo com o coração aflito e cheio de dor.
6.   Diga sim, as consolações de Deus em sua vida e ao crescimento neste momento difícil em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário