Translate

quinta-feira, 30 de março de 2017

Os Laços do Passarinheiro


 Os Laços do Passarinheiro

Por

Isidro Neto

(Perigos em propostas nos negócios desta vida)


“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.”
Salmos 91:2,3

Introdução:

             hoje faremos uma análise ética e ao mesmo tempo ressaltando o aspecto da batalha espiritual, aspectos tão sérios e relevantes para o nosso dia a dia. Pedro nos previne: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé...” (1 Pedro 5:8,9). Também o salmista no salmo 91:3, nos adverte que a confiança em Deus, “nos livrará do laço do passarinheiro.” (Oportunidades de negócios imorais, ilegais)

            O laço do passarinheiro, ou arapuca ou “Assaprã” é a armadilha para pegar pássaros. No interior e periferia de grandes cidades ainda é possível ver pessoas, com uma gaiola com um anexo, chamado de alçapão, com alimento nesse anexo (assaprã) e um sistema de trava. Um pássaro fica na gaiola principal fechado e cantando chamando os que estão fora. Ao lado, O anexo (assaprã) com comida para prender os que forem atraídos.

Lembrando que, nas Leis de crimes ambientais: Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

                Em tempos de crise como os que estamos vivendo, as armadilhas disfarçadas de oportunidades estão nos assediando para nos envolvermos em negócios fraudulentos a todo o momento. Por exemplo:

              Tem gente vendendo dinheiro na internet, notas falsas, (fake), por preço baixo. Cometendo tanto quem vende como quem repassa, crime federal. Outros estão vendendo objetos por 10%, 20%, do valor do mercado e isso é claro só pode ter sido roubado, e isso podemos ser acusados de interceptadores de coisas roubados e respondermos criminalmente. Soube de uma pessoa que teve que responder por furto, por que achou numa lotérica uma carteira, colocou no bolso e antes de ter oportunidade de devolver, as autoridades pegaram as imagens das câmaras e o localizaram. Provérbios, diz que muitos são “como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida.” (Prov. 7:23). Um conhecido foi indiciado por ter cortado palmito de bambu na mata. Claro que ele sabia o que poderia acontecer com ele, mas decidiu correr o risco. O crime não compensa jamais. Faltar com a verdade, mentindo deliberadamente também é laço para o caráter e a credibilidade.
           Quem ama e teme a Deus, tem a base do seu comportamento e ética, nas ordenanças e mandamentos do Senhor, em que a lei da vantagem ilegal e do jeitinho fraudulento não é uma opção de ação e comportamento em seu dia a dia, lemos na palavra de Deus:

Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio:6:1-5)

            A palavra grega Ethos, significa caráter, comportamento, jeito de ser, práticas e até costumes. A ética do reino de Deus é o conjunto de atitudes e comportamentos próprias oriundas da palavra de Deus para seu povo que por amor, obediência e temor do Senhor vivem esses valores, tendo suas vidas alinhadas a vontade de Deus e consequentemente sendo pessoas que respeita a vida e os bens comuns na sociedade. Este é o modo de Deus para não sermos presos nas armadilhas do “caçador”.

 A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.
Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. (Salmos 19:7,8)
“Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmos 124:7,8).
Cai o pássaro num laço se não há nenhuma armadilha? Será que a armadilha do laço se desarma se nada foi apanhado?
(Amós 3:5).

Considere:

1.   Rever as armadilhas que estão diante de você, e mantenha-se no perfeito caminho do Senhor.
2.   Se cair em alguma armadilha, siga as orientações do Senhor e livre-se dessa condição enquanto é tempo.
3.   Ore de modo especial com decisão diante do Senhor para um andar sob suas ordenanças e instrução.

Imagem da internet; Vídeo do youtube; www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário