Translate

quinta-feira, 23 de março de 2017

"...Até os confins da terra"


(Até os confins da terra)

 (4/5)


IV. A NECESSIDADE DA EXPANSÃO MISSIONÁRIA "ATÉ AOS CONFINS DA TERRA"
A população mundial atingiu a marca de 6 bilhões de almas. É muita gente! Poucas vezes paramos para pensar na situação espiritual destas pessoas. Qual será a realidade do mundo em relação ao alcance missionário? Onde se concentra a maior parte destas pessoas? Quantas já ouviram sobre Jesus? Elas têm acesso a Bíblia?
Tentarei responder estas perguntas apresentando algumas estatísticas e apelando para alguns textos bíblicos.
Olhemos para o número de pessoas que habitam o planeta e sua situação em relação ao Evangelho de Jesus Cristo. O que as estatísticas dizem a respeito delas?
Podemos dividir os 6 bilhões de habitantes em 3 classes de pessoas:
·         Nunca ouviram falar de Jesus (1.200.000.000);
·         Já ouviram algo a respeito de Jesus – não se consideram cristãos (2.800.000.000);
·         Cristãos – incluindo os cristãos nominais (2.000.000.000).
A situação mundial em relação à Bíblia é a seguinte:
No Mundo são faladas 6.528 línguas.
·         4% destas línguas têm a toda a Bíblia traduzida (apenas);
·         10% só têm o Novo Testamento;
·         19% só têm trechos das Escrituras;
·         62% não têm nada;
·         05% são línguas quase extintas.
Obs.: dados da Sociedade Interacional de Lingüística (SIL)
Este é o triste quadro que se nos apresenta no início deste terceiro milênio e temos que concordar com o nosso querido Senhor Jesus. A Seara é grande!
A Bíblia é clara ao afirmar que "todos pecaram" (Rm 3:23) e nisto não há exceção. Todos os nascidos da união de um homem e de uma mulher (isto exclui o Senhor Jesus Cristo) estão na condição de pecadores caídos e em total rebeldia contra Deus. Quando Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, diz que todos pecaram, estão incluídos pretos, brancos, amarelos, vermelhos etc. Logo, para Deus estão todos mortos nos seus delitos e pecados (Ef 2:1,5) e, portanto, perdidos eternamente. Esta é a condição de todos aqueles que ainda não se renderam a Jesus; quer tenham ou não ouvido! O homem não é pecador porque peca, mas peca por já ter nascido pecador (Sl 51:5). Deus já havia revelado a Salomão esta verdade. Ele diz: "Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e que não peque" (Ec 7:20).
Querendo mostrar a condição espiritual de todos os seres humanos, Paulo escreveu: "Como está escrito: Não há um justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca eles a têm cheia de maldição e de amargura; são o seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos há destruição e miséria; desconhecem o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos" (Rm 3: 10-18 - grifo próprio).
Esta é a terrível, mas real, situação da humanidade sem Cristo. Esta citação que Paulo faz do Antigo Testamento nos mostra que todos, sem exceção, são pecadores e, portanto, injustos. "...pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado" (Rm 3:9).
Todo os homens sem Cristo passarão por julgamento e já estão em estado de condenação eterna (Jo 3:18). Lemos isto em Romanos 2:11-16: "Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Assim todos os que pecaram sem lei, também sem lei perecerão; e todos que com lei pecaram, mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Quando pois os gentios que não tem lei, procedem por natureza de acordo com a lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada nos seus corações, testemunhando-lhes também a consciência, e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se; no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, em conformidade com o meu evangelho" (grifo próprio).
Aquele que ouviu de Jesus será julgado levando em conta a oportunidade que teve e desprezou. Aqueles que nunca ouviram serão julgados, tendo a seu favor o fato de não terem ouvido. Contudo, segundo o texto, perecerão (Rm 2:12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário