Translate

domingo, 5 de março de 2017

O Chamado e a Expansão Missionária (1/5)

O Chamado e a Expansão Missionária (1/5)


INTRODUÇÃO
O propósito deste artigo é mostrar a urgente necessidade de cumprimos a Grande Comissão. Jesus mandou pregar o Evangelho em todo o mundo a todos os povos (etnias). Esta ordem tem sido cumprida somente em parte e após quase 2000 anos ainda não foi pregado o evangelho a todos os povos.
Vejamos alguns pontos que podem nos ajudar a entender e cumprir a grande comissão. Antes, porém, leiamos Mateus 28:18-20.
"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século".
I. CARACTERÍSTICAS DO CHAMADO MISSIONÁRIO
Todo aquele que chama a alguém para cumprir uma missão tem que ter autoridade. Nosso país pode nos convocar para uma guerra. Há pessoas com autoridade suficiente para nos enviar ao campo de batalha. E nós temos que ir.
Jesus diz que tem toda a autoridade no céu e na terra. Baseado nesta autoridade Ele dá uma ordem bem clara: "Ide e fazei discípulos de todas as nações" (etnias). Ele não deixa opção de ir ou não ir. Ele não diz: "Olha, estou subindo para o Pai e gostaria de saber, isto é, se não for pedir muito, se vocês podem sair por todo o mundo e pregar o Evangelho a todos os povos". É assim que muitos cristãos têm entendido, mas a Grande Comissão não é um pedido, é uma ordem; e a ordem é IDE! Não cumprir esta ordem implica em clara desobediência ao Senhor Jesus.
A segunda característica diz respeito à abrangência do IDE. Temos que alcançar todos os grupos étnicos (eqnos è traduzido por nações, povos e também gentios). Nossa concepção de nações se prende a divisão política que vemos nos mapas. Porém a idéia da palavra no grego é a de etnias, ou seja, todos os grupos de povos que têm sua própria língua, costumes e cultura. No Brasil, por exemplo, temos vários grupos étnicos. São vários povos tribais (chamados de índios) com suas próprias línguas e costumes, a ponto de um não poder se comunicar com os outros. Um país, vários povos! Este é o significado de nações. É dentre estes povos que devemos fazer discípulos do Senhor Jesus.
Em último lugar, temos que batizar os que vierem a crer (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo) e ensiná-los a guardar tudo aquilo que Deus nos revelou em sua Palavra. Não podemos gerar filhos espirituais e abandoná-los a própria sorte! Também é nosso dever ensiná-los a caminhar com o Senhor Jesus. Devemos levá-los rumo a maturidade espiritual. A isto se chama discipulado integral. Passemos ao outro ponto. (Continua no próximo post)

(Editorial)
Considere:
1.   Jesus, tem autoridade para dar ordens em vida?
2.   Analisar seu chamado pessoal para ser parte da missão a você confiada.
3.   A missão consiste anunciar as boas novas, em batizar e ensinar aos que crerem. Você tem cumprido essa missão de Deus em sua vida?
4.   Ore ao Senhor e decida diante dele sobre ações para o cumprimento de suas ordens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário