Translate

sábado, 11 de março de 2017

“Por que Jovens Abandonam a Igreja”


Série: “Cordeirinhos de Jesus” (3/4)
(Uma reflexão sobre a vida cristã de nosso filhos)

“Por que Jovens Abandonam a Igreja”

Por

Isidro Neto

"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;" 
(Eclesiastes 12:1)

              Como líderes de Igreja local temos visto muitos que por toda a vida estiveram servindo ao Senhor e ao chegar a juventude, abandonam tudo o que aprenderam e passam a viver como se jamais tivessem conhecido a Deus. Isto angustia sobretudo aos pais que veem seus filhos envolvidos com vícios, imoralidades, e devassidão. Moças gravidas antes do matrimônio e vivendo levianamente sem nenhum temor do Senhor. Rapazes em noitadas sob o efeito do álcool e drogas sem a paz e a esperança que há em Cristo.
           Uma pesquisa nos EUA descobriu alguns temas importantes que fazem os jovens desconectarem-se da igreja permanentemente ou por um período prolongado de tempo de suas vidas. O projeto de pesquisa foi composto de oito estudos nacionais nos EUA, incluindo entrevistas com adolescentes, jovens, pais, pastores de jovens e pastores seniors. O estudo de jovens adultos foi voltado para aqueles que eram frequentadores regulares de igreja durante sua adolescência e explorou as suas razões para a desconexão da igreja depois dos 15 anos de idade. Aqui, citamos quatro:

Primeira Razão – As igrejas tem a tendência de ser super protetoras.
             A porcentagem média é de  20%  dos jovens da Igreja, que tem esse tipo de questionamento, que ignoram e criticam a igreja por ter uma percepção bíblica do mundo e da vida dos que não conhecem a Deus. Eles não tem fé na palavra de Deus e seu amor pelo sagrado revela-se inexistente. Certamente lhes foi ensinado, mas eles não aprenderam, não se permitiram serem cativados pela luz da palavra de Deus. Deus nos alerta em sua palavra:
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
(1 João 2:15-17)

Segunda razão – A experiência acerca do cristianismo de adolescentes e jovens é superficial.
               Sim,  Jesus nos preveniu que “nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus” (Mt. 7:21). A pesquisa revela média  de 25% dos jovens na Igreja tem esse tipo de problema. Falta-lhes uma experiência pessoal com a salvação em Cristo. Não basta estar no rol de membros, ter sido batizado, ter passado por todas as classes da E.B.D. “....Se alguém não nascer de novo, não entrará no reino dos céus.” (Jo. 3:3)
Terceira razão – As igrejas parecem ser antagônicas à ciência.
            Deus fala para Daniel (12:4) que no fim dos tempos a “ciência se multiplicará”. Isso é maravilhoso, e não deve afasta-nos de nossa vida e experiência de fé. As explicações para o que Deus fez por parte das descobertas, não incomoda a Igreja, só revela ainda mais a grandeza do nosso Deus. Nossos holofotes estão na luz que é Jesus, ele sim nos encanta, e nos sacia a fome do saber.
Quarta razão – A Igreja é hostil com aqueles que manifestam dúvidas
.         Dúvidas estão ligadas a razão, segurança está liga a fé. Ter uma experiência pessoal com Cristo fará toda a diferença. Pois o justo viverá da fé. Nossa vida religiosa esta alicerçado em um encontro pessoal com Cristo. Sem essa experiência nada fará sentido na Igreja e não há razão para se desejar andar com Deus e servi-lo com amor

Considere:
1.   Voltar no tempo e se auto analisar, se perguntado quando você teve uma experiência de fé pessoal com Cristo.
2.   Se o mundo lhe é tão fascinante, talvez você precise ter um encontro com Jesus, como Paulo, o apóstolo, contemplando a luz maior da existência que dá o verdadeiro sentido à vida no serviço do Senhor.
3.   Lembre-se: O que importa ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma? O que dará alguém em troca de sua alma?” (Mc. 8:36) 


Imagem da Internet; Video do youtube; www.bibliaonline.com.br; http://www.cristaosnaciencia.org.br/recursos/quatro-razoes-por-que-jovens-cristaos-abandonam-a-igreja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário