Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

Série: Cristianismo Reformando Reformando minha vida hoje - Sola Scriptura



Série: “Cristianismo Reformado, Reformando Minha Vida Hoje”
Sola Scriptura – Só a Escritura

Por

Pr. Isidro Moreira

Para Reagir e Agir:

Sola Scriptura é o ensinamento de que a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e é única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos. A  Bíblia exige interpretação dentro de si, e é o instrumento de Deus pelo qual ele se revela para a salvação pela fé em Cristo.
A experiência pessoal dos reformadores com as Escrituras e com o Cristo revelado nas Escrituras. Lutero: “Quando eu estava com 20 anos de idade, eu ainda não havia visto uma Bíblia. Eu achava que não existiam evangelhos ou epístolas exceto as que estavam escritas nas liturgias dominicais. Finalmente, encontrei uma Bíblia na biblioteca e levei-a comigo para o mosteiro. Eu comecei a ler, reler e ler tudo novamente, para grande surpresa do Dr. Staupitz”.

Para os reformadores, a Bíblia não era um livro de doutrinas e proposições a serem aceitas intelectualmente ou mediante a autoridade da Igreja, mas uma revelação direta, viva e pessoal de Deus, acessível a qualquer pessoa.
 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2 Tm. 3:16,17 BLH) Jesus, orientou seus discípulo,  “Disse Jesus: “Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. (João 5:.39).
 O Apostolo Pedro é enfático: “… Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva nasça em vossos corações.  Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:19-21).
O Salmista tinha uma espécie especial de sentimento pela palavra de Deus: “Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.
Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia..
Salmo 119:96,105

Responda para si mesmo (a)
O quanto tem da palavra de Deus em sua forma de agir, em sua forma de sentir, em sua forma de pensar? O que a Escritura diz que mudaria sua vida hoje e em que?

Oração: Amado espírito Santo, é o Senhor que ilumina nossas mentes para compreendermos a sua Palavra. E por meio dEla, nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Mostra-me senhor onde em minha vida estou em falta e me dá poder para aplicar Sua Palavra a fim de adequar-me a Sua vontade. Oro de todo o coração, no nome de Jesus, o logos de Deus, amém.


Bibliografia usada na preparação:
http://www.mackenzie.br/6966.html; Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje” Sola gratia (somente a graça)



Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje”
Sola gratia (somente a graça)


Sola gratia é o ensinamento de que salvação vem por graça divina ou "favor imerecido" apenas, e não como algo merecido pelo pecador. Isto significa que a salvação é um dom imerecido de Deus por causa de Jesus.
Os reformadores sustentavam que o pecador é salvo pela graça de Deus, o seu favor imerecido, somente. Essa doutrina significa que nada que o pecador fizer pode trazer-lhe o mérito para obter a graça de Deus, e que o pecador não coopera com Deus, a fim de merecer a sua salvação. A salvação, do começo ao fim, é o dom soberano de Deus para os indignos e não merecedores.
Conforme Paulo escreveu aos cristãos de Corinto que estavam inclinados a vangloriar-se: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1 Coríntios. 4:7). Ninguém pode estar diante de Deus e dizer: “Olhe para mim e veja o que eu fiz!” Deus não é devedor de ninguém, nem mesmo em matéria de salvação (Romanos 11:35).

Graça, fora o fato de que ela é de graça, gratuita para quem a recebe, é algo que se recebe sem ter mérito algum, ou seja, alguma coisa que não merecemos. A graça e o mérito são mutuamente excludentes, ou seja, onde existe mérito não existe graça. Se eu mereço não existe graça. Diz a Bíblia que o trabalhador é digno do seu salário, isto é, o salário é devido àquele que trabalha. Graça é receber quando não existe direito e nem mérito nenhum. Somos justificados pelo sangue de Jesus Cristo. O que nos justifica é o sangue de Jesus Cristo. O que significa “justificar”? Tornar justo. Eu era injusto. Como eu me torno justo de novo? Pagando a dívida. Só me torno justo de novo pagando a minha dívida. Mas eu não tenho como pagar a minha dívida, quem me justifica é o sangue de Jesus. O plano de salvação todo ele é de graça e pela graça. Completado esse ciclo: eleição, justificação e regeneração, eu, salvo, entro em outro processo que se chama crescimento espiritual ou santificação. Se dependesse de mim eu não poderia fazer nada sozinho. Portanto, mesmo a minha santificação só se dá porque eu recebo de Deus a capacitação, os meios que Ele me dá para me santificar. Portanto, a minha santificação é pela graça.“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. (1 Pedro 5.10 ).
Ouça essa canção antes de prosseguir:  “Preciosa Graça” impossivel não se emocionar

Responda para si mesmo (a)
Diante desta extraordinária revelação como você reagirá? Um nó surgiu em minha garganta, e só conseguir agradecer e glorificar ao Pai. E, você o que dirá á Ele em resposta a essa dádiva da graça em sua vida?
Oração: Pai, Como eu, tão pecador, fui alcançado por sua graça? Não há qualquer mérito Senhor em mim e jamais conseguirei de mim mesmo demonstrar minha gratidão... por Jesus, sua graça em mim, Amém.

Bibliografia usada na preparação:
Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof

Serie: Cristianismo Reformado - Sola fide


Série : “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje”
Sola Fide – Só a Fé
Por
Pr. Isidro Moreira

Para Reagir e Agir:

A Reforma Protestante, resumindo, foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517. Os princípios fundamentais são conhecidos como os Cinco Solas: Estamos Sendo abençoados nessa serie devocional, cada dia ressaltando um desses pilares.
Sola fide é o ensinamento de que a justificação (interpretada na teologia protestante como "sendo declarada apenas por Deus") é recebida somente pela , sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras, embora na teologia protestante clássica, a fé salvadora é sempre evidenciada, mas não determinada, pelas boas obras.

A fé que move nossas montanhas e obstáculos aqui nesta vida e por toda a eternidade. É a fé que realmente deve fazer parte de nossas vidas e moldar nossas ações no dia a dia. Em quem cremos no que cremos, e por que cremos, isso faz a grande diferença hoje e sempre. Nosso dia a dia exige um relacionamento espiritual significativo. Jesus se identifica como único meio de acesso ao Pai. A fé Cristã Bíblica nos aproxima de Deus! Quão maravilhoso é desfrutar desse firme fundamento das coisas que se esperam como respostas de Deus as nossas mais profundas e essenciais necessidades. Efésios 2:8-9 deixam claro que a fé é um dom de Deus, não porque a merecemos ou por sermos dignos de tê-la ou ganhá-la. Simplesmente nos é dada por Deus, juntamente com a Sua graça e misericórdia, de acordo com o Seu santo plano e propósito. em Hebreus 11 grandes obras da fé são lembradas. Pela fé Abel ofereceu um sacrifício agradável ao Senhor (v. 4); pela fé Noé preparou a arca em um momento em que a chuva era desconhecida (v. 7); pela fé Abraão saiu de sua casa e obedeceu a ordem de Deus para ir a um lugar que ainda não conhecia e, em seguida, ofereceu voluntariamente o seu único filho (v. 8-10, 17); pela fé Moisés guiou os filhos de Israel para fora do Egito (v. 23-29); pela fé Raabe recebeu os espiões de Israel e salvou a sua vida (v. 31). Muitos outros heróis da fé são citados, "os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros" (v. 33-34). Claramente, a existência da fé é demonstrada pela ação. HOJE EM DIA, AS PESSOAS PELA “FÉ” TÊM CHORADO E ESPERNEADO EXIGINDO DE DEUS RIQUESAS, SAÚDE, CONFORTO. LIVRAMENTO DAS PROVAÇÕES E NEGOCIADO DE MULTIPLAS FORMAS AS BENÇÃOS CELESTIAIS.

Responda Para Você Mesmo (a)
A fé que você entende ter tem sido uma conquista sua ou veio como presente de Deus em sua vida? A fé presente de Deus veio para você, para que você confiasse, sem duvidar que Ele têm o melhor para você. Você acredita nisso? Então ore agora, com essa espécie de fé.

Oração:
Pai dá Fé, o que seria de mim sem essa dádiva que me presenteastes? Meio que me aproxima e me faz relacionar-me com o Senhor por toda a eternidade. Me deste a salvação, e o perdão dos meus pecados pela fé em cristo meus redentor. Confio a Ti tudo o que estou passando, minhas lutas e dificuldades. Sei que farás o melhor por mim, por meio de Jesus, seu Filho amado eu oro com gratidão, Amém!



Bibliografia usada na preparação:

Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Significado do Sangue


O Significado do Sangue
Por
Adilson G. Routh

“1 Disse o Senhor a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois ele vos deixará ir daqui; e, deixando vos ir a todos, com efeito vos expulsará daqui.
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.   
4 Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.   
5 O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,   
6 e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha:   
7 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.   
12 Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor.   
13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. :”  (Ex 11) 

  Para repensar e reagir:


“Sem derramamento de sangue, não há remissão” (hb 9.22). A saída do povo de Israel do Egito dependia do sangue de um cordeiro, esse sangue em si não trazia poder, mas a representatividade nele contido o tornava poderoso diante de Deus, de modo que o anjo da morte que visitou o Egito não podia tocar nos que por fé e obediência mancharam os umbrais de suas portas com ele.

O pecado e o sangue sempre andam juntos, pois a santidade de Deus é ofendida com o pecado, mas o sangue perdoa, apazígua e restaura. Os anos no Egito tornaram o povo afastado de seu Deus pelos costumes e pecados, portanto era necessário sangue para prepara-los para uma nova jornada com Deus pelo deserto.

Tudo isso apontava para o verdadeiro Cordeiro que daria seu sangue por todos nós, pelos pecados de toda humanidade. Seu sangue derramado traz consigo poder, primeiro para nos livrar da morte, depois nos capacitar para uma nova jornada com Deus. Ninguém pode se aproximar de Deus sem passar pelo sangue, pois Deus não o requereu de um simples cordeiro, mas de seu próprio Filho, o Deus infinito pagou com seu próprio sangue uma dívida infinita que tínhamos com ele, assim se entregar a Cristo, confiando em seu sangue é uma questão de sobrevivência para quem quer andar com Deus, pois com ele somos marcados para não entrar em condenação eterna, e para uma nova caminhada  com Deus onde praga nenhuma pode nos destruir.

Considere:

1.    O poder restaurador do Sangue de Cristo, mesmo que você já o tenha conhecido, é necessário se purificar nele diariamente.

2.    Se você tem buscado a Deus e não tenha encontrado, lembre-se o caminho é o sangue de Cristo, confesse seus pecados e entregue sua vida a Ele.


segunda-feira, 23 de maio de 2016

FALA SENHOR, QUE TEU SERVO OUVE




Por

Davi Doss







Para Repensar e Reagir: 


Os barulhos internos e externos estão extremados nos tempo em que vivemos.

Escutamos aviões, carros, telefones, músicas, conversas. Mas, nosso homem interior deseja ouvir uma voz específica. A voz de Deus.

Possivelmente a prova mais inequívoca do distanciamento de nossa comunhão com o Senhor ocorre em dois momentos no livro de Gênesis. Um, quando Deus ao passear no fim da tarde chama a Adão e ele se faz de surdo. 

-  Adão, Adão. Onde estás?
-  E disse Adão:
- Ouvi tua voz e como vi que estava nu, me escondi.


A voz do Senhor nos desvela. Demonstra nossa verdadeira essência diante de sua majestade, perfeição e santidade.  Criado perfeito, o homem e a mulher temeram ouvir a voz de Deus.


O que nos leva a concluir que, ainda hoje ocorre o mesmo conosco. Estamos escondidos, porque nosso estado atual nos impede de nos mostrarmos à ele. 




O outro momento é quando Deus chama o moço Samuel. Esse jovem trabalhava com Eli no templo. Era acostumado a ouvir a voz do sacerdote e quando chamado foi até esse perguntar o que desejava. Eli, após  ser interpelado três vezes, orientou ao rapaz:

- Vai, deita-te. E quando a voz te chamar, responde:
-  Fala, Senhor que o teu servo ouve.

Distintamente de Adão, Samuel podia ouvir a voz de Deus. Estava pronto porque sua vida estava dedicada ao Senhor. Seu viver, fazer, tudo era para Deus.  

A comparação nos dois casos nos leva à conclusão que necessitamos estar em condição de ouvirmos ao Senhor. 




 


No verdadeiro amor, não há medo. Porque o perfeito amor lança fora todo medo. E ouvir ao Senhor, implica amá-lo. A intimidade do Senhor é para aqueles que o amam, diz provérbios.


- Quer ouvir a voz do Senhor? 

 Ame-o. Obedeça-o. 

 A promessa foi feita.











Responda você mesmo(a): 


Quero ouvir a voz de Deus?
Estou pronto (a) para ouvi-lo?
Estou disposto(a) a obedecê-lo?





Oração:
Senhor quero ouvir tua voz. Ensina-me a amar-te e obedecer-te. Em nome de Jesus Cristo. Amém.