Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sacrifício e Pecado


Sacrifício e Pecado

Por

Adilson G. Routh

“Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:
"Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas.
"Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor,
e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar.”
Levítico 1:1-4

Para Pensar e Reagir:

Após a construção do Tabernáculo, o Senhor passa a explicar que o objetivo daquele lugar não era somente a manifestação da sua presença, mas também um lugar para purificação. Ovelhas, bodes, bezerros, pombos, todos macho sem defeito, poderiam ser oferecidos pelo pecado do ofertante, por isso o mesmo impunha sobre eles as mãos para que os seus pecados fossem imputados sobre o animal, ao ser morto o pecado era perdoado, a santidade de Deus era vingada, a ira de Deus era aplacada, a misericórdia e graça de Deus eram derramadas sobre o que por fé oferecia o sacrifício.

O autor da carta aos hebreus afirma: “Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,
quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!


Hebreus 9:13,14
referindo-se a Jesus Cristo, que era anunciado a cada sacrifício oferecido, como profecia imprescindível a todo pecador, de que somente um sacrifício perfeito poderia perdoar pecados, os sacrifícios anteriores dependiam da concretização dessa promessa, e os futuros não teriam mais necessidade de serem realizados, pois Cristo completou uma obra perfeita, onde não somente a ira de Deus é aplacada, mas nossa alma é posta em reconciliação e encontra a paz na certeza que nossa maldade já foi lavada, não no sangue de um animal, mas no Sangue eterno e purificador de Cristo, sangue que pela eternidade será lembrado, louvado e amado por todos que um dia por fé o reconheceram como o Cordeiro que tirou o pecado do mundo.

Considere:

1.     Confiar no sacrifício de Cristo na cruz, como meio de perdoar seus pecados.

2.     Ore e confie-lhe sua vida para que a paz invada seu ser.

(Pr. Adilson G. Routh, Bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da vida, com especialização em Ministério Pastoral - Turma Servos 1988-2002).

Série: Aplicando os Atributos de Deus em Minha Vida (Santidade Divina e a Minha Atitude)


Série: Aplicando os Atributos de Deus em Minha Vida
(Santidade Divina e a Minha Atitude)

Por

Pr. Jairo Menezes

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

Para Repensar e Reagir:

Santidade  é pouco perseguida. Há preferência para outros atributos e assemelhados para parecer com o Pai. Mas Santidade. Santidade é algo ‘pro outro’. Santidade tem que terceirizar. Esse me parece ser o tom cristandade atual. Digo porque tem sido cada vez mais raro ver ‘a imagem e semelhança de Deus’ em pessoas que reivindicam –as marcas da santidade de Deus em mim! Há forte busca no poder, ênfase no curar, ser agente da justiça divina, ter apostolado soberano etc. Mas aquilo que não se pode ver, que no caso é a Santidade, vejo pouca busca.

Santidade tem a ver com o que não se pode tocar, quantificar, apresentar para outros verem. Santidade não está no campo do ter, mas na esfera do ser. Assim, é que se vê Deus, em seu filho quando ele “é” – Sede Santo porque eu Sou Santo! Não há 3 passos para ficar santo, faça e obterás. Santidade é!

Citei a pouco o texto de I Pe 1.16, este é o verso mais conhecido “Sede santos, porque Eu Sou santo!” mas minha ênfase é o verso 15 “tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes”. Tornar-se santo aqui no texto é algo que me foi dado por Deus, e o que me foi dado torna santo as minhas atitudes. Logo, Santidade vem de dentro, vem do caráter de Deus em mim, e eu nEle, mas Ele quem aparece para esconder minha imperfeição, minhas paixões anteriores que escravizavam, fazendo-me amoldar a ela, para que ela, a paixão, apareça. Mas a Santidade me livra disso, me livra da ignorância de ter, de aparecer, sentar-me no pináculo do templo, ignorância de um filho desobediente que deseja ser mais que o Pai.

C S Lewis expressa essa ideia do caráter de dentro quando diz que “a luz do sol não tem favoritos, mas não pode refletir num espelho coberto de pó, com a mesma luminosidade com que se reflete num espelho limpo”.

A cobertura de pó tem que ser removida para que haja luminosidade. O verniz opaco do ter, do autoengano, os projetos de construção da sua imagem, a importância daquilo que não tem importância, sua correria para ficar Santo, seu esforço para parecer santo,  sua voz coloquial de santo, a fantasia de anos e anos vivido atrás da máscara da religião, sua pratica oculta nos botões do seu teclado, os sites visitados, seu assassinato mental etc, etc esta ai por baixo da voz mansa, do rosto piedoso. Mas Deus é paciente e espera que removas o pó do teu espelho.

Peço que deixe de se enganar, pare de importar com outros e se importe com Deus, no final do dia Ele é que esta contigo. Peço que desiste de tentar “fazer ser santo”. Pare de fazer de conta la na Igreja, pare com estes tipo de vocabulário, pare de ser o tipo –me engana que eu gosto, só você está perdendo. Mas tenha coragem, o pó é denso, o engessamento religioso não dá trégua, a rotina talvez te pegou, talvez não saiba mais quem seja. Mas não importa –“tenha um estilo de viver de dentro pra fora de gente Santa, porque eu te dei esse estilo, assim diz Jesus em Santidade do Pai. Eu posso me vestir de uma aparência de santidade, eu posso me ornar uma falsa espiritualidade... É fácil mudar o exterior! É só falar o que é certo, é só usar a roupa certa, é só cantar a música certa, é só ter o dia, o local e a hora certa de ir ao culto, ...e então, deixa de ser o que disse Pedro “tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes” A nossa atitude é a parte visível de nossa fé.

Responda para você mesmo (a): Diante do espelho maior, o próprio olhar do Senhor, com você avalia sua vida? O que tem que ser mudado parcial ou totalmente? Ore sinceramente ao Pai e receba as bênçãos do tratamento e do renovo na presença dEle.



(Pr. Jairo Menezes, Bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da vida, com especialização em Ministério Pastoral - Turma Servos 1988-2002).

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Vencendo a Crise - Pastor/Bispo Pedro Luiz

Vencendo a Crise - "A opressão tem o poder de enlouquecer até o sábio..." Estas palavras do nosso querido Pastor Pedro Luiz, vem de encontro com as necessidades de quase todos os brasileiros que de um modo ou de outro tem sido afetado pelo caos econômico que si instalou em todo o País. Veja esse vídeo! são 3 minutos que podem mudar sua vida hoje, trazendo o minimo de equilíbrio a sua mente e ao seu coração!




"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
(Salmos 46:1-11)

(Pr. Pedro Luiz, Bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da vida, com especialização em Ministério Pastoral - Turma Servos 1988-2002).

Dicas de Planejamento para Minist. Infantil | Helenrose Rocha - Pedagoga e Escritora

Dicas de Planejamento para Minist. Infantil | Helenrose Rocha - Pedagoga e Escritora

Que bençãos temos nesse material de nossa querida Serva, Helenrose Rocha! Nossas Criança merecem um trabalho sério com direção e estratégias de trabalho para termos o melhor proveito. 
"Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele! " (Prov. 22:6)



terça-feira, 28 de junho de 2016

Faça parte, vamos encher o mundo do amor de Deus!

Faça parte, vamos encher o mundo do amor de Deus!


Os livros "Ingresso especial" são entregues gratuitamente para refugiados de guerra e à crianças que nunca ouviram falar de Jesus. 

Eles estão chegando a lugares inimagináveis, como Deus é bom Agora é hora de orar:


1) para que os corações das crianças sejam como terra fértil ;
2) que consigamos recursos financeiros para publicações em mais línguas.
#Ore #Contribua #AjudeNaLogística



Série: Hinos que Transformam vidas (Deus Cuidará de Ti)


Série: Hinos que Transformam vidas
 (Deus Cuidará de Ti)

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto

“…Assim, Ele realiza os desejos daqueles que o reverenciam; ouve-os clamar por socorro e os salva. O SENHOR cuida de todos os que o amam, mas destrói todos os ímpios! Minha boca proclamará o louvor do SENHOR, e que todo ser vivo bendiga seu santo Nome para todo o sempre!
(145:19,-21)

Para Repensar e Reagir:
Era um domingo pela manhã em 1904. O Rev. Walter Stillman Martin, pregador apreciado, freqüentemente convidado para séries de conferências e pregações pelas igrejas, teve um convite na cidade de Lestershire, Estado de Nova Iorque. A sua esposa Civilla, enferma e semi-inválida, e seu filho, ainda menino, estavam com ele na cidade. De repente, piorou consideravelmente o estado de saúde de sua esposa. Que fazer? Seria prudente deixá-la sozinha somente com o menino? O Pr. Martin pensou em comunicar à igreja que seria imperativo cancelar o compromisso. Quando estava pronto para fazer a ligação, ouviu a voz do filho:” Pai, se é a vontade de Deus que você vá pregar hoje na igreja, ele não poderá tomar conta da mamãe enquanto você estiver ausente?”

O Pr. Martin não fez a ligação. Aquela voz do seu filho afastou, de repente, todo o seu temor. Sim, Deus seria capaz de cuidar dela! A voz da sua esposa ajuntou-se à do menino: “Deus cuidará de mim.” O Pr. Martin deixou a mulher e o filho aos cuidados de Deus e foi pregar. Houve muitas conversões! Sentia a mão de Deus abençoando-o poderosamente naquele dia.

Chegando ao lar, qual a sua felicidade! O seu filho trazia na mão um envelope com uma poesia escrita no dorso com o título “Deus Cuidará de Ti”. “A pergunta que nosso filho fez e a simplicidade de sua fé me inspirou essas estrofes”, explicou Civilla. O seu marido também compartilhou as bênçãos que havia recebido. O Pr. Martin, apanhando o poema sentou-se ao órgão. Dentro em pouco estava composta a melodia. Este hino maravilhoso sobreviveu ao casal, e até hoje nos conforta em cada angústia e cada tribulação.

Walter Stillman Martin( 1862- 1935) formado na Universidade de Harvad, foi ordenado ao ministério batista, mais tarde unindo-se à Igreja Discípulos de Cristo. Tornou-se professor de Bíblia na Faculdade Cristã Atlântica, em Carolina do Norte. Casou-se com Civilla Dufee Holden, e em 1919 fixaram residência em Atlanta, Estado de Geórgia, enquanto publicou outros hinos do estilo “gospel hymns”.
Civilla Durfee Martin (1866- 1948), nascida na província de Nova Scotia, no Canadá, por muitos anos foi professora da rede pública. Recebeu educação musical. Civilla, embora nunca tivesse boa saúde, colaborou com seu marido nas suas campanhas até a morte dele.
O nome da melodia ,GOD CARES (Deus Cuida), reflete a mensagem do hino composto pelo casal Martin. Foi publicado no hinário Songs of Redemption and Praise( Cânticos de Redenção e Louvor), em 1905, compilado por Martin e John A. Davis, fundador e presidente da Escola de Treinamento Prático na Bíblia em Lerstershire, Estado de Nova Iorque.

Salomão Luiz Ginsburg traduziu este hino em 1905, dedicando a tradução a Francis M. Edwards, missionário batista no Brasil de 1907 a 1924. Certamente com esta tradução Ginsburg procurava escorajar e fortificar a fé de Edwards, que passava por dias difíceis. Por alguma razão, ele publicou sua versão somente em 24 de outubro de 1912, em O Jornal Batista, na página 6.

1. Aflito e triste coração,
Deus cuidará de ti;
Por ti opera a Sua mão;
Deus cuidará de ti.
Coro:
Deus cuidara de ti,
Em cada dia proverá,
Sim, cuidará de ti;
Deus cuidará de ti.
2. Na dor cruel, na provação,
Deus cuidará de ti;
Socorro dá e proteção;
Deus cuidará de ti.
3. Sentes a fé a vacilar?
Deus cuidará de ti;
Ao teu amor quer forças dar;
Deus cuidará de ti.




Bibliografia: Imagens da internet; http://bibliaportugues.com/psalms/145-20.htm; http://musicaeadoracao.com.br/35778/historias-de-hinos-do-hinario-adventista-373/;Porto Filho, Manoel: História e Mensagem dos Hinos que Cantamos, Teresópolis, RJ, Casa Editora Evangélica, 1962, p 15-18;

Série: Hinos que Transformam vidas (Vencendo vem Jesus)


Série: Hinos que Transformam vidas
 (Vencendo vem Jesus)

Por
Pr. Isidro Moreira da S. Neto

  “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.”  (Mateus 16:27) “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.”  “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” (Mateus 24:36,42,27) “Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.” Lucas 21:27

Para Repensar e Reagir:
Foi no outono de 1861 que a escritora Julia Wad Howe e seu marido, médicos a serviço do governo dos Estados Unidos, mudaram-se para Washington D.C., capital. Julia, abolicionista, mas pacifista, angustiou-se ao ver a atmosfera de ódio e as preparações frenéticas para uma guerra entre os Estados. Dia após dia as tropas passaram por sua porta, cantando John Brown’s Body (O Corpo de John Brown), canção de melodia contagiante que contava a história da morte de John Brown, com alguns dos seus filhos, num violento esforço individual para acabar com a escravidão. Um dia, enquanto ouviam as tropas cantando, um visitante do casal, o pastor da sua igreja anterior, conhecendo a sua habilidade de poetisa, virou-se para Julia e a desafiou: "Porque a senhora não escreve palavras decentes para aquela melodia?" "Farei isto!" respondeu Julia. As palavras vieram a ela antes do novo amanhecer. A senhora Howe relata:
"Acordei na penumbra da madrugada, e enquanto esperava a aurora, as linhas do poema começaram a se entrelaçar na minha mente. Disse a mim mesma, 'Preciso me levantar e escrever estes versos, para não tornar a dormir e perde los! ' Então me levantei e no escuro achei uma pena desgastada, que me lembrei de ter usado o dia anterior. Rabisquei os versos quase sem olhar o papel."

Assim nasceram palavras "decentes" e empolgantes para aquela melodia muito conhecida, que surgira nos Camp Meetings do Sul anos antes da guerra civil. Em pouco tempo, todo o Norte estava cantando a letra de Julia Ward Howe. O hino foi publicado no periódico mensal Atlantic Monthly (Revista Mensal Atlântico) em Boston, Estado de Massachusetts, em fevereiro de 1862. Conta-se que a primeira vez que o presidente Lincoln ouviu o hino, chorou e pediu: "Cante-o mais uma vez."

Ao longo dos anos, o hino perdeu qualquer resquício de partidarismo e tornou-se um dos hinos mais amados dos Estados Unidos. Arranjos maravilhosos deste hino foram feitos por compositores de renome e cantados nos momentos mais solenes do país. Foi cantado na posse do Presidente Lyndon Johnson, e, tornando-se internacional, no culto funerário de Winston Churchill, como planejado por ele mesmo.
Julia Ward Howe, (1819-1910) nascida em Nova Iorque numa família de distinção, se uniu com seu marido, o Dr. Samuel Gridley Howe, em obras humanitárias. Foi pioneira no movimento para o voto feminino, abolicionista ardente, pacifista e muito ativa nas obras sociais. Tornou-se oradora destacada de muita influência. Em 1870, organizou uma cruzada com este alvo: que as mulheres do mundo se organizassem para acabar com a guerra de uma vez por todas. Pregava frequentemente na sua denominação e em outras, Julia publicou, entre outros escritos, três volumes de poesia. Em 1910, doze dias antes da sua morte, foi lhe conferido um Doutorado em Direito (honoris causa) em homenagem às suas muitas realizações humanitárias.

Nas mãos do inesquecível Ricardo Pitrowsky este hino tornou-se um hino triunfante da volta de Jesus, assunto que empolgava este servo de Deus. Sua excelente adaptação da letra de Julia Wrd Howe fez o hino amado em toda a nação brasileira. Ao fazê-la Pitrowsky escreveu:

"Este hino é a expressão da gloriosa esperança da segunda vinda de Jesus a este mundo, para ser, no fim, vitorioso sobre todas as forças do maligno. Isto nos dá coragem para proceder na sua obra."

O nome desta melodia americana, BATTLE HYMN (Hino da Batalha), vem das primeiras palavras do título do hino no original

H.A. 152 CC 112
Já refulge a glória eterna
De Jesus o Rei dos Reis
Breve os reinos deste mundo
Ouvirão as Suas leis
Os sinais da Sua vinda
Mais se mostram cada vez
Vencendo vem Jesus

Coro.
Glória, glória, aleluia
Glória, glória, aleluia
Glória, glória, aleluia
Vencendo vem Jesus

O clarim que chama os crentes
À batalha já soou
Cristo à frente do Seu povo
Multidões já conquistou
O inimigo em retirada
Seu furor patenteou
Vencendo vem Jesus

E por fim entronizado
As nações há de julgar
Todos grandes e pequenos
O Juiz hão de encarar
E os remidos triunfantes
Em fulgor hão de cantar
Vencido tem Jesus

Responda para si mesmo (a): Isto lhe emociona? Você sente seu coração apertado ao ler sobre isso? Você sente Deus falar com você e lhe cobrar gratidão e adoração. Senti-se disposto a render-se diante dEle agora?, ore de todo o seu coração...

Pesquisa: Imagens da Internet; youtube; bíblia sagrada;  http://hinologia.blogspot.com.br/2010/03/vencendo-vem-jesus.html; Bibliografia: Pitrwsky, Ricardo. In: Paula, Isidoro Lessa de, Early Hymnody in Brazilian Baptist Churchs, Fort Word, School of Church Music, Southwestern

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Série: Hinos que Transformam ... (Castelo Forte )


Série: Hinos que Transformam vidas
 (CASTELO FORTE )

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza”.    (Salmo 46)

Para Repensar e Reagir:
       O hino Ein feste Burg ist unser Gott (“Castelo Forte” ou  “Fortaleza Poderosa”) é um dos mais importantes hinos da história do Cristianismo. Composto por Martinho Lutero, foi considerado pelo poeta Christian Johann Heirich Heine (1797-1856) como a “Marselhesa da Reforma”, numa alusão ao hino nacional francês.
      Segundo Heine, esse foi composto por Lutero por volta de 1521, por ocasião de sua convocação para a Dieta de Worms. Essa assembleia foi convocada pelo imperador alemão Carlos V para os dias 27 de janeiro a 25 de maio de 1521 e, dentre outros assuntos, trataria da polêmica em torno dos ensinos do reformador.
      Havia o perigo de que Lutero fosse condenado após a Dieta, e acabasse na fogueira como John Huss cerca de cem anos antes. Na preparação para a assembleia, Lutero, autor de trinta e sete hinos,  teria composto “Castelo Forte”, baseado no Salmo 46.
     Conta-se que Lutero cantou este hino quando avistou as torres das igrejas em Worms, também em 1523, quando soube que dois jovens haviam sido queimados em Bruxelas por seguirem doutrinas da Reforma Protestante; e em 1527, ao saber da execução do seu amigo Leonhard Kaiser.
      A qualidade musical de “Castelo Forte” é atestada pelo uso que se fez da obra no decurso da história. John Sebastian Bach (1685-1750) a usou para criar a sua cantata em homenagem à Reforma. Por sua vez, o compositor Felix Mendelssohn (1809-1847) usou o hino na Sinfonia nº 5, intitulada A Reforma, considerada por alguns como uma obra-prima. Outros músicos importantes como Giacomo Meyerbeer (1791-1864), Wagner (1813-1883) e Strauss (1864-1949) também utilizaram o hino de Lutero em suas composições.  
     No Brasil, hino foi introduzido no hinário batista “Cantor Cristão”, hino 523, e posteriormente no hinário utilizado pelas Assembleias de Deus “Harpa Cristã”, hino 581.  Foi também gravado pelo grupo Vencedores por Cristo, no álbum “Louvor VIII”.
Segue abaixo a letra original de “Castelo Forte”, traduzido do alemão:              
Uma poderosa fortaleza é o nosso Deus,/Boa defesa e armas de ataque;
Ele nos ajuda a libertar de toda a angústia/Que a nós tem agora afetado.
O velho inimigo, o mal,/Agora significa desgraça mortal,
Ele tem poder grande e é muito esperto,/Sua defesa é cruel,
Na Terra não há igual.

Com o nosso poder nada pode ser feito,/Estamos muito perto de perder;
Mas, há um Homem certo para esta disputa,/A quem o próprio Deus elegeu.
Pergunta você: “Quem é este?”/Seu nome é Jesus Cristo,
O Senhor dos Exércitos./E não há nenhum outro Deus,
Ele manterá o campo.

E Se o mundo estiver cheio de demônios/Que nos querem devorar,
Não tenhamos, portanto, tanto medo;/Teremos sucesso ainda.
O príncipe deste mundo,/Quão terrível se faz,
Porém ele não poderá fazer nada,/Pois já está julgado,
E uma pequena palavra pode derrubá-lo.

A Palavra ainda ficará,/Permaneçamos grato por ela;
E Ele estará a vontade sobre a situação,/Com Seus dons e o Espírito.
Que levem o nosso corpo,/Os bens, a fama, crianças e esposa;
Pois embora tudo isso vá,/Eles não têm nada a ganhar,
Mas o Reino será nosso.

Responda para si mesmo (a): Isto lhe emociona? Você sente seu coração apertado ao ler sobre isso? Você sente Deus falar com você e lhe cobrar gratidão e adoração. Senti-se disposto a render-se diante dEle agora? ore de todo o seu coração...

Pesquisa: Imagens da internet; youtube. História dos hinos que amamos: Silas Daniel. CPAD, 2012. http://www.gracaesaber.com/2012/10/castelo-forte-o-hino-da-reforma.html

Série: Hinos que Transformam (Maravilhosa Graça)


Série: Hinos que Transformam vidas
 (Maravilhosa Graça)

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto

“Então entrou o rei Davi, e ficou perante o Senhor; e disse: Quem sou eu, Senhor Deus? e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
E ainda isto, ó Deus, foi pouco aos teus olhos; pelo que falaste da casa de teu servo para tempos distantes; e trataste-me como a um homem ilustre, ó Senhor Deus.
(1 Crôn. 17:16,17)

Para Repensar e Reagir:

Amazing Grace é, sem dúvida, um dos grandes hinos cristãos. Seu autor, o pastor inglês John Newton (1725-1807), foi um ex-traficante de escravos. Certo dia, durante uma forte tempestade, Newton entregou seu coração a Deus. Pastor em Olney, na Inglaterra (1764 a 1780), John Newton faleceu com a idade de 82 anos, em 21 de dezembro de 1807. Ele resumiu sua vida e escreveu seu próprio epitáfio, que diz em parte: 

John Clerk Newton, Uma vez um infiel e libertino, Um servo de escravos na África,Foi pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Preservado, restaurado, perdoado, E nomeado para pregar a fé que ele Tinha se esforçado muito para destruir ....
      Provavelmente escreveu Amazing Grace entre 1760 e 1770. Baseado em I-Crônicas 17:16-17, passagem em que o rei Davi rememora a misericórdia de Deus para com um homem tão insignificante e pecador como ele. Foi escrita para ilustrar um sermão no dia de ano novo de 1773 e fez parte dos "Hinos Olney", hinário de músicas compostas por John Newton e seu amigo, o poeta William Cowper. A melodia talvez seja de uma música entoada pelos negros escravos que viajavam nos navios ingleses.
       Nos Estados Unidos, Amazing Grace foi amplamente utilizada durante o Segundo Grande Despertar no início do século 19. Tem sido associada com mais de 20 melodias. Jonathan Aitken, um biógrafo de Newton, estima que o hino seja tocado cerca de 10 milhões de vezes por ano. Sua mensagem universal tem sido um fator significativo em sua passagem na música secular. Amazing Grace ressurgiu em popularidade nos EUA durante a década de 1960 e foi registrada milhares de vezes durante e desde o século 20, às vezes aparecendo nas paradas de música popular. Intérpretes famosos como Elvis Presley, B.J. Thomas, Aretha Franklin, Celine Dion, e mais recentemente, Susan Boyle, perpetuam a popularidade do hino.
       Philip Yancey narra um emocionante fato relacionado a uma apresentação de Amazing Grace. Ocorreu em 11 de junho de 1988, no estádio de Wembley, em Londres. Foi organizado um tributo a Nelson Mandela, que estava preso na África do Sul. Músicos famosos como Sting, Dire Straits, Stevie Wonder, George Michael, Bee Gees e Whitney Houston cantaram para uma multidão no estádio e fora dele. O evento foi transmitido para 67 países, para um público estimado em 600 milhões de expectadores.
       Uma cantora lírica foi convidada para finalizar o show: Jessy Norman. Ela cantaria Amazing Grace.
      Yancey conta: "Durante doze horas grupos de rock como Guns'n Roses estiveram atordoando a multidão com palavras de ordem, irritando os fãs já alterados com álcool e drogas...Finalmente, chega a hora de ela cantar. Um simples círculo de luz acompanha Norman, uma majestosa mulher afro-americana usando um esvoaçante dashikiafricano, enquanto atravessa o palco. Sem nenhum acompanhamento, sem instrumento musicais, apenas Jessy. A multidão se agita, nervosa. Poucos reconhecem a diva da ópera. Uma voz grita pedindo Guns'n Roses. Outros se juntam ao grito. A cena começa a ficar pesada.
       Sozinha, a capela, Jessy Norman começa a cantar, muito lentamente, os primeiros versos do hino.
       Uma coisa espantosa aconteceu no Estádio de Wembley naquela noite. Setenta mil fãs roucos ficaram em silêncio diante da ária da graça.
       Quando Norman chegou à segunda estrofe: "Tal graça me levou a temer assim que em Deus eu cri...", a soprano já tinha a multidão em suas mãos.
       Ao chegar à terceira estrofe: "Por provas duras passarei...mas pela graça irei morar na eternal mansão..." diversas centenas de fãs estavam cantando junto, cavando profundamente em lembranças já esquecidas em busca das palavras que haviam ouvido há muito tempo." (Maravilhosa Graça, p. 296/297).
       
Maravilhosa graça
Maravilhosa graça, como é doce o som
Que salvou alguém como eu
Estava perdida mas agora me encontrei
Estava cega, mas agora vejo
Foi a Graça que ensinou meu coração a temer
E Graça, meus medos foram levados
Como é precioso que a graça tenha aparecido
Na hora em que acreditei
Com muitos perigos, sustos e medos
Nós viemos
Foi a Graça que nos levou a salvo para longe
E a Graça nos levou para casa
Quando estávamos aqui por muitos anos
Brilho forte como o do sol
Não temos menos dias para cantar para o prazer de Deus
Como quando começamos
Como quando começamos

Responda para si mesmo (a): Isto lhe emociona? Você sente seu coração apertado ao lêr sobre isso? Você sente Deus falar com você e lhe cobrar gratidão e adoração. Senti-se disposto a render-se diante dEle agora?, ore de todo o seu coração enquanto ouve...
(Em Inglês - legendado)

(Português)



Pesquisa: De traficante de escravos a pregador - A história de John Newton. Brian Edwards. Ed. Fiel. 2001.; imagens da Internet;
O sorriso escondido de Deus. John Piper. Shedd Publicações. 2002. http://www.gracaesaber.com/2012/01/amazing-grace-historia-de-um-hino.html; Maravilhosa Graça. Phlip Yancey. Ed. Vida. 2005.

Série: Juízes de Israel – Sansão (Há Uma força sobre humana disponível)


Série: Juízes de Israel – Sansão
 (Há Uma força sobre humana disponível)

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto

“Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol. Juízes 13:24,25; 6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; 14:6

Para Repensar e Reagir:
Sansão (em Hebraico: שִׁמְשׁוֹן, Shím'shôn,  "pequeno sol", ou "filho do sol"), de acordo com a sua descrição na bíblia foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1.177 a.C.a 1.157 a.C.  , sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli.
Distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito Santo de Deus enquanto se mantivesse obediente ao Deus dos Exércitos. Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e matar uma multidão de filisteus (depois de descobrir que foi enganado) para pegar suas roupas, pagando uma aposta. (Juízes 14:6; 15:14; 16:23).
De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila, uma mulher do povo filisteus, a qual o traiu entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber sobre os seus cabelos, os quais eram a fonte de sua força sobre-humana. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo.
Sansão morreu sacrificando-se para se vingar de seus inimigos, após ter clamado a Deus pela restituição de sua força para um último e definitivo ato.
Sansão recebia força especial pela ação do Espirito santo de Deus. Tão somente ele deveria cumprir o voto Nazireu. De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.” Juízes 13:14
Sansão tinha uma força sobre humana enquanto estivesse obediente. O cristão, de modo prático e cotidiano tem uma força sobre-humana dependente, condicionada. Há Uma força sobre humana disponível. Como cristão entendemos que toda conquista, dom, e mérito, reside em Cristo Jesus. Somos o que somos não porque merecemos, mas porque Cristo vive em nós e Ele é maior do que todo o mundo (I Jo 4:4).
Compreendemos apenas o que nos é revelado, mas o oculto, invisível aos olhos, ouvidos e coração, é ainda mais maravilhoso! Aquele que vive o verdadeiro cristianismo não deve apoiar-se na força humana, nem própria, nem alheia. Por menor que sejamos, por mais fracos que possamos parecer, quando entregamo-nos inteiros a Deus, Ele opera grandemente. Sem que raios e trovões anunciem Sua presença, Ele faz. No silêncio, Deus opera. Há Uma força sobre humana disponível.
 Intervenções sobrenaturais acontecem conosco todos os dias, muitos deles, sequer percebemos. Somos guardados de forma extraordinária! Se pudéssemos ver os livramentos e as bênçãos que nos acompanham diariamente, nos prostrariam em adoração e reverência permanentemente Diante do trono do Senhor. Paulo recebeu a explicação de Deus do por que não tirava os espinhos de sua carne:
 "E disse-me: Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.” 2 Co. 12:9-10
“... mas aqueles que esperam no Senhor  renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31) Isto acontece por que há Uma força sobre humana disponível, no Espirito de Deus.

Responda para si mesmo (a): Há Dúvidas quanto qual deva ser a origem de suas forças para viver a vida? Caso conclua que necessite de renovo  do Senhor para desfrutar das forças sobrenaturais de Deus, ore agora a Ele que abasteça  seu coração e em sua mente e seus braços para que vivas a vida e cumpras sua missão pessoal neste mundo.


Pesquisa: Biblia sagrada ; Wikipedia; imagens da internet; https://www.bible.com/pt/bible/211/psa.115.ntlh;.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua... http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t3663-a-nossa-forca-vem-do-senhor-que-fez-os-ceus-e-a-terra